27 de março de 2013

RESENHA: PAPISA JOANA

PAPISA JOANA

Escritor(a): Donna Woolfolk Cross
Editora: Geração Editorial
Lançamento: 2011
Páginas: 490
Classificação:  EXCELENTE!

RESENHA:  Tudo começou em 814, com o nascimento da pequena Joana. Naquela época as mulheres eram consideradas seres inferiores, cujo destino era somente servir o seu marido e ter filhos. Joana cresceu junto com seus 2 irmãos, mas a sua condição feminina lhe privava das maravilhas do conhecimento, como ler e escrever. Quem disse que aquela garotinha ia abaixar a cabeça? 

Quando minha nave Sorvil pousou aqui, em Ingelheim de 814 eu tive um grande choque cultural, mas não tive muito tempo para observar as outras pessoas porque Joana, a nossa personagem principal, estava nascendo naquele momento. Que raiva absoluta fiquei de seu pai durante boa parte da jornada, pois aquele homem rígido e religioso também era
temperamental, frio, violento e ignorante! 
  É evidente em Joana que desde pequena ela tem uma garra e determinação que raras mulheres da sua época tinham. Sua vontade de aprender a ler e escrever, de estudar e conhecer era tanta que logo consegue persuadir seu irmão a ensiná-la, e posteriormente um representante religioso lhe ensina grego e lhe ajuda a aperfeiçoar o latim, sempre com as histórias da igreja claro. Vale ressaltar que naquela época tudo que fosse diferente dos ensinamentos da igreja ou questionasse algo que a igreja impunha era considerado paganismo ou bruxaria e eram devidamente punidos.
  Não vou entrar em detalhes desta jornada porque acho que cada um de vocês deveriam viajar para esta época e verem com os próprios olhos a incrível jornada desta mulher. Esta história não te deixa descansar um segundo! Cada capítulo dessa jornada tem uma nova situação que te prende no momento pela emoção, indignação, curiosidade, ou todas as coisas juntas.
  Em uma semana viajei por 41 anos da vida de Joana. E claro que não poderia faltar um romance, afinal uma mulher não passa pelo mundo sem se apaixonar pelo menos uma vez não é? Quando lemos sobre o que se trata a história já ficamos sabendo que Joana se disfarçou de homem para ter acesso à vida e respeito dos homens religiosos, os monges. Mas antes disso acontecem tantas coisas com ela que nos perguntamos uma dezena de vezes " Ah, deve ser agora que ela vai começar a se disfarçar de homem?" (hehe). Para não estragar essa ansiedade boa eu vou pular para o momento que ela já está disfarçada de homem (e já conheceu Gerold, a sua paixão). 
 Joana, agora João Ânglico se torna um monge muito popular pela inteligência e grande conhecimentos médicos. Fiquei tão orgulhosa de ver que aquela menininha teimosa e determinada se transformou em um importante monge dentro do Vaticano! Sim, ela peregrinou para Roma (isso que é determinação!). Sua aproximação com os papas como médico deles fez com que ela se tornasse influente e ajudasse em algumas tomadas de decisão do papado. 
  Não vou falar muito do romance entre Joana e Gerold, porque é uma emoção forte que sentimos quando vemos o anseio que os dois tem em ficarem juntos, apesar da adversidade de caminhos que a vida os colocou. Aquele amor impossível, com muitos detalhes que deixarei para vocês descobrirem quando fizerem sua viagem para esta época também. 
  Minha viagem termina em 855 e obviamente não posso dizer como terminou (hehehe), mas posso dizer que Joana se tornou  minha Heroína nesta história e, acreditem se quiser, esta história foi real! A Papisa Joana realmente existiu, realmente enganou todo mundo se disfarçando de homem e se tornando Papa João VIII. A igreja quis apagar esse dado histórico e até mesmo anular o Papado de Joana só por ela ser mulher, mas sabe como é, sempre tem um escritor para salvar uma história. Alguém que registrou os dados de Joana como João Ânglico e posteriormente Papa João VII dando a chance de historiadores e da autora deste livro também,que ficou 7 anos pesquisando sobre Joana,  agora lhe dar vida novamente nesta história. 
Resenha de: Juliana Martins

Um comentário:

  1. Excelente resenha. Você está escrevendo cada vez melhor! Parabéns!
    Bjinhos
    Renata Virgili

    ResponderExcluir