3 de dezembro de 2013

RESENHA: Dewey- Um Gato entre Livros

DEWEY-Um Gato Entre Livros

Autor: Vicki Myron com Bret Witter
Ano: 2008
Editora: Globo
CLASSIFICAÇÃO: LINDO, FOFO E EMOCIONANTE!

Sinopse: Em um dia gelado e inverno em Spencer, situada no estado de Iowa (EUA), um gatinho quase congelado é encontrado na caixa de devoluções de livros da Biblioteca Pública. Vicki e os outros funcionários então adotam essa travessa criatura como mascote da Biblioteca. Mal sabiam eles que Dewey mudaria a vida de centenas de pessoas e se tornaria um marco na história da cidade.

Resenha: Estava realmente muitoooo geladooo aquele dia! Não como Dewey conseguiu sobreviver até alguém o achar naquela caixa de devolução, mas graças à sua inesgotável força de viver esse bichano proporcionou muita alegria, amor e união para os morados daquela cidade. E para mim, agora que estou viajando em seu mundo.

     A história não gira 100% em torno de Dewey. Vicki também conta sobre a história da cidade de Spencer, as dificuldades economicas que o lugar passou; conta sobre alguns momentos de sua infância, seu momento de independencia, seu divorcio, as dificuldades de criar sua filha sozinha, e vários outros pontos de história, mas sempre relacionando esses assuntos com o impacto que Dewey teve neles, mesmo que ele tenha chegado à vida dela depois dos acontecimentos.
   O gatinho atraiu o publico para dentro da biblioteca, uniu familias, foi ponto de inpiração para as crianças irem lá para ler e ouvir histórias. Foi o confidente mais fiel de Vicki. Sua fama ganhou o mundo e muitas pessoas foram visitar a biblioteca para conhecê-lo.
   Esse video abaixo é do documentário que os japoneses (viajaram do Japão até Iowa,EUA, só pra filmar 3 minutos de Dewey) fizeram sobre ele:


  Acompanhei toda a vida de Dewey na biblioteca....até os seus 18 anos. Essa parte é, com certeza, a mais emocionante da história toda. O momento da despedida. As homenagens. Dizer Adeus a Dewey realmente foi muito dificil (não é spolier tá...rs).
  Tudo bem que podemos sempre voltar à conviver com Dewey, graças à Vicki que primeiro o salvou de uma morte por congelamento e segundo que escreveu toda a trajetória desse gato maravilhoso e que agora podemos sempre abrir este livro e viajar nos melhores momentos da vida do melhor gato de biblioteca que conheci!
  Quem quiser conhecer mais sobre Dewey e também a biblioteca em que ele viveu segue o link abaixo:

   Biblioteca de Spencer

E aqui segue algumas fotos desse gatinho mais que fofo! ^^














Autora: Miss Martin

Um comentário:

  1. Ai que saudade me deu agora....
    Tem uns 4 anos que li este livro e lembro que me emocionou muito, me fez ver os bichinhos de uma forma totalmente diferente.
    Pensando em reler...

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir